Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O avanço tecnológico dos últimos anos impulsionou o uso da Impressão 3D, outrora mais conhecida como prototipagem rápida. Em 2010, a Sociedade Americana para Ensaios e Materiais (ASTM, na sigla em inglês) redefiniu o nome para Manufatura Aditiva por considerar este um termo mais amplo, que engloba a filosofia de manufatura, bem como as diferentes tecnologias desenvolvidas. 

Flexibilidade e capacidade de impressão de geometrias complexas são duas das principais características da manufatura aditiva ou impressão 3D, que vem conquistando um espaço crescente no mercado industrial, principalmente nos setores automotivo e aeroespacial, e também na área da saúde. 

Hoje, esse tipo de tecnologia pode representar redução de estoque, agilidade em processos e serviços, além de economia e competitividade. No setor automotivo, por exemplo, a chegada da impressão 3D busca diminuir custos de produção, reduzir os estoques imprimindo peças com maior eficiência entre outras vantagens. 

A impressão 3D é peça chave para a Indústria 4.0. A tecnologia permite testar e validar o produto ainda na etapa de desenvolvimento, através de simulações virtuais e criação de protótipos. Com isso, é possível fazer estudos de resistência, montagem e mecanismos para saber se o que foi projetado atende aos requisitos do produto. Também é possível fabricar moldes de injeção, dispositivos de fixação, gabaritos e peças para uso final. Ou seja, é engenharia conectada à fábrica. 

Atualmente, a pesquisa em manufatura aditiva tem incluído uma interface cada vez maior entre áreas da engenharia e da saúde. As linhas de pesquisa em bioengenharia e bioimpressão sob a expectativa de que, no futuro próximo, os pesquisadores conseguirão imprimir tecidos cartilaginosos, ósseos e até mesmo órgãos do corpo humano.

Sua empresa possui necessidades especificas de mercado, nós possuímos as soluções ideais para o seu negócio.

Fale Conosco