Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Eu sempre ouvi falar que a energia produzida não podia ser estocada, mas contrariando a história, os pesquisadores e engenheiros americanos criaram três pontos de armazenamento de energia. Esses locais estão equipados com baterias gigantes de íon de lítio, identicas às utilizadas nos smartphones e notebooks e representam o teste mais importante de armazenamento de energia. Nesse momento foi dado um grande passo em direção ao futuro relacionado a energia limpa.

Empresas como AES, Samsung, LG, Panasonic e Tesla estão envolvidas nesse projeto, as apostas são altas e o projeto não pode falhar pois se falhar comprometerá o fornecimento de energia para todo o estado.

As baterias de lítio armazenam mais energia por peso que os outros metais e oferecem a promessa de maior densidade de energia e logevidade, porém sabemos que esse tipo de bateria gera muito calor e existe histórico de incêndios em carros Tesla, em computadores HP e mais recentemente nos celulares Samsung, então continua o desafio de manter o parque em funcionamento com segurança e sem riscos de incêndios.

A AES possui a concessão desse projeto, porém ela não fabrica suas baterias, essas baterias são compradas junto com outros equipamentos de empresas como Samsung, LG e Panasonic. A AES projeta e monta as matrizes, empilhando as baterias em racks e já oferece a capacidade para alimentar cerca de 20.000 casas por quatro horas, diminuindo dessa forma a dependencia do gas natural e atendendo o objetivo da energia verde na California.

Você já pode ouvir falar também de projetos em outros países como India e Australia a respeito de armazenamento de energia.

E você, o que acha dessa tendência?

Fale Conosco