Find the best solutions for your business.

NEWS

Pilares tecnológicos da Indústria 4.0 - Sistemas de integração horizontal e vertical

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Sistemas de integração horizontal e vertical

Como pode ser observado, a imagem representa a integração horizontal na indústria 4.0. Indo além da própria fábrica, conectando-se também com parceiros externos para entregar um melhor serviço ao cliente. Todas as etapas da imagem podem e devem ser automatizadas para integração

Os benefícios e drivers para esta necessidade de sistemas de informação conectados horizontalmente são bastante comparáveis aos que encontramos no gerenciamento de informações, assim como as desvantagens se os sistemas não estiverem integrados. 

Estamos falando sobre atendimento ao cliente e satisfação (com muitos clientes nas cadeias de suprimentos), planejamento, produtividade e satisfação dos funcionários, velocidade e assim por diante. 

O gerenciamento de informações permite que as indústrias tenham novos insights a partir de dados que antes não eram gerenciados. Agora, vamos pensar nos benefícios para o cliente. 

Ao monitorar toda cadeia de valor, passa-se a monitorar inúmeras informações que vão colaborar na entrega do produto ao cliente. Ao prestar um serviço de melhor qualidade, aumenta-se a satisfação do cliente. 

Do ponto de vista do atendimento ao cliente, a sua indústria consegue ter uma maior taxa de retenção. Ou seja, com clientes mais satisfeitos, eles passarão a ser defensores da sua marca. 

É exatamente o mesmo na indústria 4.0 e na fabricação. Sendo que ao invés de olhar só para si mesmo, estamos falando de mais partes interessadas. Ou seja, processos altamente interdependentes, com mais partes interessadas, muito mais processos, dados e assim por diante. 

Portanto, fica claro que a integração horizontal contribuirá para a colaboração, redução de custos, criação de valor, velocidade (no atendimento e nas operações) e para possibilidades de criar ecossistemas horizontais de valor, com base em informações.

Integração vertical na indústria 4.0

A integração vertical trata da integração de sistemas de TI em vários níveis de produção e fabricação hierárquico, em uma solução abrangente. Os níveis hierárquicos encontrados na indústria são: 

1- Nível de campo (chão-de-fábrica): Interface com o processo de produção através de sensores e atuadores. 

2- Nível de controle: Regulação tanto das máquinas quanto dos sistemas. 

3- Nível de produção: O que precisa ser monitorado e controlado. 

4- Nível de operações: Planejamento de produção, gerenciamento de qualidade e assim por diante. 

5- Nível de planejamento empresarial: Gerenciamento e processamento de pedidos, maior planejamento geral da produção, monitoramento de desempenho da fábrica e etc. 

Logo, as soluções e tecnologias típicas na integração vertical são: 

PLCs: Responsáveis por controlar os processos de fabricação e se encontram no nível de controle.
SCADA: Sistema que permite monitorar, controlar e supervisionar várias tarefas de nível de produção.
MES: É um sistema de execução de fabricação para o gerenciamento do nível operacional da planta.
ERP: É o sistema inteligente da empresa para o nível de planejamento empresarial, o nível mais alto da hierarquia. 

Sua empresa possui necessidades especificas de mercado, nós possuímos as soluções ideais para o seu negócio.

PrintEmail