Find the best solutions for your business.

NEWS

Pilares tecnológicos da Indústria 4.0 - Simulação

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Simulação

Simulação (ou Virtualização) é a reprodução virtual de ambientes e processos de desenvolvimento e manufatura nas fábricas. É uma prática que  possibilita a reprodução digital e fiel do funcionamento das plantas industriais, abrangendo equipamentos, funções operacionais e de funcionários. Na Indústria 4.0, o conceito pode ser aplicado a toda planta fabril, fazendo cópias virtuais das fábricas inteligentes para melhor monitorá-las, de modo a prever dificuldades e aprimorar a produção.

Uma utilização mais precisa da Simulação é o chamado “gêmeo digital” (digital twin, no termo original em inglês), que cria, em um ambiente virtual, um representante idêntico da cadeia de produção de um produto. Isto irá permitir aos operadores testar e aperfeiçoar as configurações das máquinas para o próximo produto na linha de produção virtual antes de qualquer mudança real, gerando otimização de recursos, melhor performance e mais economia.

O uso de simulação computacional é essencial para garantir a qualidade e eficiência no desenvolvimento de produtos. Também conhecida como Computer Aided Engineering (CAE), esta ferramenta auxilia as empresas a desenvolverem e aperfeiçoarem seus produtos e processos. Com o suporte do computador, os profissionais podem realizar diferentes análises – estáticas, de fluidos, dinâmicas, térmicas, eletromagnéticas, acústicas, entre outras – que proporcionam benefícios como a redução de custos e de tempo na elaboração do projeto, aumento da produtividade, facilidade na detecção de erros e auxílio na identificação de soluções.

 

Desafios

Durante o Convergence 2016, o mais importante fórum nacional de Simulação (realizado em maio daquele ano, em São Paulo), especialistas no tema apontaram que o principal desafio hoje está ligado à mão-de-obra. Apesar de muitos engenheiros jovens mostrarem interesse pela área, a motivação cai quando percebem o tempo, esforço e dinheiro necessários para investir na especialização. Uma possível solução seria diversificar as atividades desse profissional e oferecer um plano de carreira sólido. 

 

Sua empresa possui necessidades especificas de mercado, nós possuímos as soluções ideais para o seu negócio.

PrintEmail