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Na última sexta-feira dia 12/05/2017 o mundo foi alvo de um ataque cibernético de grande alcance. Segundo os jornais e mídias ao redor do mundo o ataque atingiu aproximadamente 200 países e mais de 170.000 computadores. Países como Russia, Espanha, México, Brasil e Vietnã estão entre os países afetados. O ataque parou empresas de telefonia, hospitais e montadoras de carros entre outros segmentos.

O ataque foi do tipo Ransomware e está afetando potencialmente máquinas com o sistema operacional Windows nas suas mais diversas versões, com já informamos anteriormente, a praga criptografa arquivos e diretórios, exigindo que seja pago um valor de resgate para realizarem a remoção da criptografia.

Essa praga também tem afetado alguns Smartphones.

Algumas ferramentas de segurança estão detectando essa nova variante que é denominada “WannaCry” como RANSON_WCRY.*.

A origem da infecção ainda não é conhecida, mas a praga está utilizando as falhas e vulnerabilidades dos sistemas operacionais, por isso até que as empresas desenvolvedoras de ferramentas de segurança tenham informações precisas a respeito dessas infecções e suas devidas vacinas e correções, é muito recomendável seguir as seguintes instruções:

Manter backups 100% atualizados;

Manter antivírus, antimalwares e softwares de segurança ativos e atualizados;

Não clicar em links ou abrir e-mails suspeitos, com anexos de pessoas desconhecidas;

Evitar instalar novos softwares e em caso de dúvidas contatar a equipe de suporte técnico;

Desconectar qualquer tipo de pendrive, hd externo ou outras mídias como cd e dvds das máquinas;

Ao finalizar o expediente de trabalho, ter certeza que a máquina foi desligada (não deixa hibernando ou mesmo em estado de espera);

Sistemas Windows fora de suporte como Windows XP, Windows Vista, Windows 2003 Server não devem mais ser utilizados, pois não existem mais patches de correção para essas versões.

Em caso de atitude suspeita (lentidão fora do normal, telas desconhecidas, atualizações de softwares não autorizados e afins), desligue imediatamente o seu equipamento e entre em contato com a equipe de suporte.

 Até que o problema seja sanado, toda precaução deve ser muito bem-vinda.

Leia também o artigo publicado em Novembro de 2016: http://www.rvsis.com.br/index.php/news/45-sequestro-de-dados-16-dicas-de-como-evitar

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